domingo, 21 de junho de 2015

Ilhéus - BA (Parte 1)

Boa noite pessoal!

Tenho prazer em iniciar aqui mais uma série de posts e vídeos e dessa vez comento sobre uma cidade muito especial que é Ilhéus-BA. Essa cidade adquiriu fama internacional porque é conhecida como a terra de Jorge Amado e quando você visita a cidade parece que você mergulha nos "contos"; nos livros de Jorge.
Apesar de ser evidente o despreparo da cidade pra receber turistas, mesmo assim a cidade é charmosa e vale a visita. Talvez alguns de vocês já ouviram falar do Bar Vesúvio; do Bataclan; Maria Machadão.Esses são lugares e personagens descritos por Jorge Amado em seus livros e pode ter certeza que esses lugares realmente existiram e ele também se inspirou em figuras marcantes dessa cidade para escrever seus personagens mais famosos.

Nesse primeiro post vou apresentar pra vocês os pontos históricos que visitei no centro de Ilhéus.


1 - Bataclan

O cabaré Bataclan tornou-se famoso por ser importante cenário no livro Gabriela, cravo e canela, de Jorge Amado.
Ali os coronéis do cacau iam em busca de diversão quando vinham das fazendas para acertar negócios e vender cacau

2 - Catedral de São Sebastião
No ano de 1927, no apagar das luzes do primeiro governo de Mário Pessoa, foi mandada demolir a capela de São Sebastião, para que fosse construída uma catedral em seu lugar.
A catedral de São Sebastião é, sem dúvida, o símbolo da cidade de São Jorge dos Ilhéus e ponto de atração turística dos mais importantes. Os turistas não deixam de visitá-la, reclamam nos períodos em que ela se encontra fechada e levam da cidade uma bela recordação da grandiosidade da igreja

3 - Bar Vesúvio
O bar Vesúvio foi inaugurado, entre 1919 e 1920, no ponto mais freqüentado da cidade que começava a crescer e despontava como a mais importante do interior da Bahia.
Seus primeiros proprietários foram dois italianos e seu nome é uma homenagem ao famoso vulcão localizado na terra natal dos proprietários.

O bar ficou famoso por fazer parte do universo ficcional criado por Jorge Amado. O Vesúvio foi vendido a um português de nome Figueiredo, casado com uma linda mulata chamada Felipa, muito admirada pelos rapazes da época. Segundo Sá Barreto, é provável que a Gabriela de Jorge Amado tenha sido inspirada nesta moça de “fartas ancas” e cor de canela.


4 - Casa de Jorge Amado
A família de Jorge Amado morava numa fazenda próxima ao atual Distrito de Ferradas, município de Itabuna, em 1912, quando nasceu aquele que se tornaria o maior escritor da região cacaueira. A fazenda chamava-se Auricídia, que se transformou no nome da esposa de um personagem do autor, no livro Terras do Sem Fim.
Em 1914, quando o pequeno Jorge estava com menos de dois anos de idade, o rio Cachoeira enfureceu-se, provocando uma das maiores enchentes de sua história.
Com este fato, muitas pessoas perderam suas plantações de cacau, dentre elas o coronel João Amado de Farias, pai do escritor, que mudou-se, então, com a família, para o bairro do Pontal, na baía do mesmo nome, arredores da cidade de Ilhéus. Empobrecidos, tendo perdido tudo, montaram uma fábrica de tamancos, passando a sobreviver da renda do pequeno empreendimento. Com as economias poupadas comprou uma casa pobre, no centro da cidade, que tinha apenas uma porta e uma janela. Passado o tempo, João Amado tirou o primeiro prêmio da Loteria Federal, mandou construir no local do modesto barraco, o belíssimo palacete, com 582 m2, que abriga hoje a Casa da Cultura Jorge Amado.
Em 1988, a Casa foi doada ao Município, pelo Estado, foi tombada e inaugurada em 27 de junho de 1997, com a presença do próprio escritor e de sua família. Nesta casa Jorge Amado escreveu O País do Carnaval.

5 - Teatro Municipal 
Cine-Teatro Ilhéos foi inaugurado em 22 de dezembro de 1932, fruto de incentivo fiscal concedido pelo então intendente municipal Eusinio Lavigne.
Foi inaugurado como a maior casa de espetáculo de toda a história da cidade, com a exibição do filme Honrarás tua Mãe, da Fox Filmes.
O atual Teatro Municipal tem galeria de arte e foyer, além de modernos equipamentos de cenário, iluminação, sonorização, acústica e ar condicionado. A área do palco é dotada do que há de mais moderno em montagem cênica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário