Quando se fala de livros que podem te fazer viver a época do coronelismo, talvez muitos de vocês pensem logo nos livros de Jorge Amado e realmente são livros que podem em alguns momentos servir como guias no turismo por Ilhéus. Apesar disso há outros livros excelentes que também te ajudam a viajar ao passado para conhecer melhor a terra de Jorge Amado.
Esse post eu vou reservar para dar algumas sugestões de livros muito bons e que me ajudaram bastante a conhecer detalhes da história de Ilhéus bem interessantes. São livros com riquezas de detalhes sobre pontos históricos da cidade, histórias regionais e personagens marcantes ao longo dos muitos anos de existência dessa terra.
1 - Memória Sobre o Município de Ilhéus - Francisco Borges de Barros
Esse livro é bem interessante porque fala sobre o auge do cacau na cidade, além de destacar os principais coronéis que viveram por lá.Também conta o surgimento de alguns bairros e como o porto foi importante no desenvolvimento da região.
2 - O Coronel dos Coronéis - Mario de Castro Pessôa
Posso dizer que esse é um livro mais específico mas não deixa de ser interessante porque relata fatos da história de um dos coronéis mais influentes na região que foi Antônio Pessôa. O livro foi escrito pelo seu neto Mario de Castro Pessôa que também foi bem influente na cidade.
3 - Notícias Histórica de Ilhéus
Esse;dentre os 3 talvez seja o livro mais rico em detalhes e fotos da região. O livro destaca bastante as festas populares e a história da cidade.
São livros muito bons! Para aqueles que curtem ler e talvez estejam se encaminhando pra cidade; tirem algumas horas pra ler esses livros tão informativos para tornar mais interessante e vívida a sua viagem!
Confesso que no caso da cidade de Ilhéus é necessário essa busca por informações e detalhes da história, porque a cidade não é preparada pra receber o turista e pouco explora toda a riqueza que há ali.Além de toda a história; a cidade é muito bonita, mas para aqueles que já conhecem a cidade talvez tenham percebido que a cidade aparenta estar abandonada e parece que o declínio do cacau foi a um ano atrás. Infelizmente a cidade não conseguiu se recuperar das consequências do declínio do cacau.
Se desejarem mais informações não deixem de enviar um e-mail (deaviaobusouape@gmail.com) ou comentar aqui abaixo.
Instagram: @deaviaobusouape
Twitter: @deaviaobusouape
Youtube: De avião; bus ou a pé...
Até mais
e Boa Viagem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário